sábado, 15 de junho de 2013

PAPA BRINCA COM O IDIOMA PORTUGUÊS

O Papa Francisco (foto) se reuniu neste sábado (15) no Vaticano com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, com quem falou a sós durante 15 minutos, e brincou com o idioma do visitante.
A audiência aconteceu na biblioteca particular do pontífice, no Palácio Apostólico, em ambiente de cordialidade, informaram fontes vaticanas.
Antes de começar a audiência, que aconteceu sem intérpretes, o Papa e Durão Barroso brincaram sobre o idioma no qual conversariam, espanhol ou português.

Questionado se seria necessário um intérprete, Francisco, sorrindo e brincando, disse: "Na minha terra dizemos que o português é um espanhol mal falado".

TURISMO NO FUTEBOL

A Copa das Confederações deve render às cidades-sede mais de R$ 241 milhões em gastos de turistas. O cálculo foi feito com base no número de estrangeiros (13.759) e de turistas brasileiros de outros estados (111.569) que compraram ingressos para o torneio.

Estimou-se que cada estrangeiro vá ficar em torno de dez dias nas cidades-sede, e cada brasileiro de outro estado, três dias.

CHUVA NO CEARÁ

Após o fim do período chuvoso com poucas precipitações no Ceará, o estado tem sido beneficiado com chuvas regulares em junho, mês em que a incidência começa a reduzir. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu no em pelo menos uma cidade em todos os dias de junho.

Entre a noite de sexta-feira (14) e a tarde deste sábado (15), choveu em 52 das 184 cidades do Ceará, segundo a Funceme. A precipitação mais forte foi registrada em Morada Nova (32 milímetros). Em Mucambo, a chuva foi de 28 milímetros.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SEGURANÇA BANCÁRIA É DEBATIDA EM MARACANAÚ

A segurança bancária foi um dos assuntos debatidos na quarta-feira, dia 12, na sessão da Câmara de Vereadores, em Maracanaú. Integrantes do Sindicato dos Bancários fizeram uma explanação do Estatuto da Segurança Bancária, que merece ser obedecido pelas instituições financeiras. Segundo o Sindicato, já houve um considerável avanço, já que na Capital diminuiu o número de ocorrências. Mas, em todo o estado do Ceará as estatísticas ainda são preocupantes.
Somente este ano foram contabilizados: 8 assaltos, 17 arrombamentos, 5 tentativas de assaltos, 8 tentativas de arrombamentos, além de 27 saidinhas bancárias.

Os vereadores de Maracanaú apoiaram o Estatuto visando a segurança dos bancos e dos clientes. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Futsal: ARACATI É O PRÓXIMO DESAFIO DO MARACANÃ

Maracanã e Aracati jogam nesta quinta-feira, dia 13, pelo Campeonato Cearense de Futsal. O jogo começa às 19h30, no Ginásio do IFCE, em Maracanaú. Devido a campanha do Maracanã – nove pontos nas três partidas que disputou – acredita-se numa boa presença de público. O time do Aracati vem de uma vitória em cima do Redenção por 7 a 3.   

(Texto: Renato Wanderley)