domingo, 28 de dezembro de 2014

MATRIZ DE MONTE CASTELO

Esta é a Igreja Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo. Nesta parte da Capital nasci e passei grande parte da minha infância e adolescência. Frequentei este Templo durante um bom espaço de tempo. Me lembro do saudoso Padre Renato Bevort, um holandês que cumpria muito bem sua missão evangelizadora, sempre levando palavras de fé aos paroquianos.

Na década de sessenta, quando a Matriz funcionava na Avenida Sargento Hermínio, recebi a primeira comunhão. O Padre Eduardo Leal (também de saudosa memória) presidiu a celebração. Como o tempo passa rápido... 

REGRAS DO JOGO DE DOMINÓ (duplas)

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.
Distribuição - 7 peças para cada participante.
Objetivo - fazer 50 pontos.

Contagem
Caso algum jogador tenha batido o jogo, sua dupla leva todos os pontos das peças que estão nas mãos dos adversários. Caso o jogo fique trancado, conta-se todos os pontos conseguidos por cada dupla. A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da dupla adversária. Caso haja um empate nesta contagem de pontos, a dupla que trancou o jogo perde, e a dupla vencedora leva todos os pontos desta dupla. Os pontos da dupla vencedora são acumulados, e o jogo termina quando uma das duplas atinge a marca de 50 pontos.

REGRAS DO JOGO DE DOMINÓ (dois participantes)
Distribuição - 7 peças para cada participante.
Objetivo - fazer 50 pontos.

Contagem
O jogador que bater o jogo leva todos os pontos das peças que estão nas mãos do adversário. Caso o jogo fique trancado, quem possuir menos pontos é o vencedor, e leva todos os pontos do adversário. Caso haja um empate nesta contagem de pontos, quem trancou o jogo perde, e o vencedor leva todos os pontos do adversário. Os pontos do vencedor são acumulados, e o jogo termina quando um dos disputantes atinge a marca de 50 pontos.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS SOBE

A expectativa de vida ao nascer no Brasil subiu para 74,9 anos em 2013, para ambos os sexos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Tábua Completa da Mortalidade 2013 - calculada pelo órgão - foi publicada nesta segunda-feira (1º de dezembro) no Diário Oficial da União.
A tabela, que mostra a expectativa de vida para todas as idades até 80 anos, apresentou um aumento de 3 meses e 25 dias em relação a 2012, quando a esperança de vida do brasileiro era de 74,6 anos. Mas, se comparada há dez anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de três anos. Em 2003, era de 71,3 anos.
A unidade da federação com maior expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos em 2013 foi Santa Catarina, com 78,1 anos. O estado também apresentou a maior esperança de vida para mulheres (81,4 anos) e homens (74,7 anos).

Santa Catarina também se destacou em relação à mortalidade infantil com a menor taxa observada, 10,1 por mil nascidos vivos. A maior taxa foi apresentada no Maranhão (24,7 mil). 

CORRUPÇÃO EM ALAGOAS

O escândalo do mensalinho em Joaquim Gomes – cidade do interior alagoano – onde vereadores foram presos sob suspeita de receber propina para apoiar as ações do prefeito Antônio de Araújo Barros, o Toinho Batista (PSDB), ganhou um novo episódio. Um empresário participou de fraudes e desvios do dinheiro público. 
De acordo com o empresário, que pediu para não ser identificado, foi desviado dinheiro da Secretaria da Administração, da Saúde e da Ação Social e da Educação. Por meio de notas frias repassadas à prefeitura de Joaquim Gomes, só da empresa dele foram movimentados ilegalmente cerca de R$ 900 mil.

Oito vereadores e um ex-secretário foram presos no dia 8 de outubro sob suspeita de participar de um esquema de corrupção para apoiar o prefeito. As prisões foram possíveis após investigação do Ministério Público do Estado de Alagoas. 

TORCIDA DO ABC COMEMORA QUEDA DO AMÉRICA

O torcedor do ABC viveu um sábado atípico e, de certa forma, feliz. Apesar da derrota por 2 a 0 para o Bragantino, o sentimento da torcida presente ao Estádio Maria Lamas era de alegria. O revés foi decisivo para o rebaixamento do arquirrival América-RN, que foi goleado pelo Paraná em Curitiba e dependeria de uma vitória do ABC.
Com o time já livre da possibilidade de queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, a torcida abecedista foi ao estádio para vibrar contra o próprio clube. A cada lance errado do time potiguar os torcedores vibravam como se fosse um gol. Pedidos para que os jogadores tirassem o pé nas divididas e entregassem o jogo puderam ser ouvidos durante toda a partida. Manifestações em apoio ao Bragantino como "olê, olê, olê, olá, Braga, Braga", "Ei, ABC, não tem pena não, rebaixa o 'Mequinha' para a terceira divisão" também fizeram parte do repertório da torcida do Mais Querido.
E assim, mesmo com a derrota, a torcida do ABC deixou o estádio satisfeita com o resultado negativo. Até uma reprodução do caixão do América-RN pôde ser vista nas arquibancadas.

Com a vitória em Natal e a derrota do Mecão para o Paraná em Curitiba, o time do interior paulista se salvou da degola e o América-RN acabou rebaixado para a Série C de 2015.