sábado, 29 de março de 2014

EVANGELHO DO DOMINGO (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)


30 de Março/2014

Naquele tempo,
1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença.

6 E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego.

7 E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.

8 Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?”

9 Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”

13 Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego.

14 Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego.

15 Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”

16 Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”

17 E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.

34 Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.

35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?”

36 Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?”

37 Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele:

38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Maracanaú: CENTENÁRIO DA ASSEMBLEIA DE DEUS É COMEMORADO NA CÂMARA

A Assembleia de Deus, segmento religioso que congrega grande parte dos evangélicos chega aos 100 anos de existência no Ceará. Para comemorar o centenário, a Câmara Municipal de Maracanaú, atendendo propositura dos vereadores Demir Peixoto (PR), Pastor Neto (PPS) e Lucimário Caitano (DEM), promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 26, uma sessão especial.
Uma benção no início do evento foi feita pelo pastor João Gonçalo e compartilhada pelos demais religiosos. Em seguida duas pessoas foram homenageadas: o presidente da Assembleia de Deus em Fortaleza, Antonio Azevedo; e o presidente da Congregação, João Bezerra. Este último  representado pelo senhor João Lourenço.
O vereador Lucimário Caitano falou sobre a importância da Assembleia de Deus, destacando a história da Instituição. “Cem anos são cem anos e o centenário é só uma vez”, ilustrou.

Outro discurso, desta vez proferido pelo vereador Pastor Neto, teve como destaque o trabalho que a Assembleia de Deus tem realizado em prol das pessoas, sempre defendendo a família, além dos valores cristãos. 

FAMÍLIA WANDERLEY PERDE DONA RITA

Na tarde deste 26 de março foi sepultada no cemitério Parque da Paz, a senhora Rita Rocha Cavalcante. Ela era casada com o meu tio Fernando (também já falecido). Foi sem dúvida um dia de muita tristeza para a família Wanderley, que perde uma pessoa exemplar que muito lutou para cuidar dos filhos. Era um exemplo de mãe. Que a dona Rita repouse em paz, pois com certeza os seus ensinamentos foram assimilados pelos filhos e demais familiares.


TÚMULO DA FAMÍLIA VIANA EM ESTADO DE ABANDONO

Estive no Cemitério Parque da Paz, quando visitei o túmulo dos meus avós materno: Raimundo Nonato Viana e Maria de Souza Viana. No local também estão os restos mortais da tia Mirian. Chegando por lá, fiquei triste duplamente: em primeiro lugar pela saudade que senti dos entes queridos. Em segundo, porque vi de perto o descaso para com a última morada dos meus familiares.

Espero que o pessoal da necrópole do Parque da Paz trate os clientes com respeito.  Fica aqui o meu protesto, na esperança de que o problema seja solucionado.

terça-feira, 25 de março de 2014

Futebol: SUB-15 COMEÇA EM ABRIL

Com a participação de dezessete equipes, começa em abril o Campeonato Cearense Sub-15. A primeira rodada está marcada para o dia 06.

A1 – Fortaleza, Tiradentes, Atlético, Eusébio e Caucaia.

A2 – Ceará, Floresta, Santa Cruz, Juventus, Guarany de Sobral e Juazeiro.

A3 – Ferroviário, Estação, Maranguape, Terra e Mar, São Benedito e Crateús.

A primeira fase vai até o dia 04 de maio e o certame deve terminar no dia 08 de junho.


PARQUE DA MARAPONGA? PORQUE NÃO?

Em uma de minhas visitas à cidade de Natal (RN) tive a oportunidade de conhecer o Parque das Dunas (foto). Trata-se de uma área ampla onde o “verde” é a principal característica. No local, são realizados shows artísticos, exposições, além de outros eventos culturais.
Seria importante que a Prefeitura de Fortaleza procurasse fazer o mesmo com o espaço existente nas margens da lagoa de Maraponga. O básico já existe: uma boa vegetação.

Está lançada a ideia. O vereador que “abraçar” a proposta com certeza estará contribuindo com a melhor qualidade de vida da nossa gente. É também uma maneira de pensar nas futuras gerações.   

segunda-feira, 17 de março de 2014

QUALIDADE DA ÁGUA PREOCUPA VEREADOR

O vereador César Von Paumgartten (PV) se mostra preocupado com a qualidade da água que é consumida em Maracanaú. Ele está solicitando que a Secretaria de Saúde do Município faça uma análise do precioso líquido. 

Maracanaú: SECRETÁRIO RECEBE ELOGIOS NA CÂMARA

O trabalho desenvolvido pelo secretário de Esporte e Lazer, Adauto Parente (que também é vereador) foi elogiado na sessão desta segunda-feira, dia 17, da Câmara Municipal de Maracanaú. O vereador Lucimário Caitano (DEM) fez uma Moção de reconhecimento às ações de Adauto, documento que recebeu o apoio dos demais parlamentares. 

PASTOR LAMENTA NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO CEARÁ

O vereador Pastor Neto (PPS) destacou manchete de um dos jornais da Capital sobre o alto índice de violência no Ceará. Segundo o noticioso, somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram assassinadas 772 pessoas. O maior número de vítimas está entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, sendo a maioria do sexo masculino.

Pastor Neto lamentou o elevado número de mortes e disse que isto está relacionado à falta de estrutura familiar: “Família, Igreja e Educação são receitas para melhorar a vida do nosso povo”, ressaltou.  

domingo, 16 de março de 2014

Futebol sergipano: CONFIANÇA “DÁ LUZ”

''No principio, Deus criou o céu e a terra. E Deus disse que haja luz e houve luz''. Esta passagem do livro de Gênesis da Bíblia retrata bem o que houve no Estádio Sabino Ribeiro na noite da última sexta-feira. A instalação dos refletores foi concluída e o estádio viu a luz no seu gramado após 77 anos de existência. Os testes dos novos postes de iluminação do campo proletário foram realizados com sucesso. A casa do Confiança já está pronta para receber os jogos do Campeonato Sergipano no período da noite e o primeiro duelo será no dia 20 de março, às 20h30, contra o Canindé em jogo válido pela sétima rodada do estadual.


CAMPEONATO CEARENSE

Três jogos e doze gols. Este foi o saldo da 6ª rodada do hexagonal do Campeonato Cearense de Futebol. Em nossa Capital, mais precisamente no Estádio Castelão, o Ceará goleou o Horizonte por 5 a 1.
Na cidade de Juazeiro do Norte, o Icasa foi goleado pelo Fortaleza por 3 a 0, enquanto no Junco o Guarany de Sobral derrotou o Guarani de Juazeiro, de virada, por 2 a 1.  

Neste meio de semana, apenas um jogo será disputado pelo certame cearense: em Iguatu o Guarani enfrenta o Fortaleza. 

terça-feira, 11 de março de 2014

Serviço bancário: VEREADOR VOLTA A CRITICAR AGÊNCIAS

O péssimo atendimento ao público por parte das agencias bancárias, em Maracanaú, foi debatido na sessão da Câmara Municipal. Quem precisa ser atendido nos Bancos passa por momentos de dificuldades. Demora, desatenção, equipamentos com defeito, falta de dinheiro nos caixas eletrônicos, além da insegurança são problemas sérios enfrentados pelos clientes.
O vereador Lucimário Caitano (DEM) criticou não somente o Banco do Brasil, mas também o Bradesco e a Caixa Econômica Federal. O parlamentar sugeriu que fosse formada uma comissão de vereadores para visitar as agências e levar uma pauta de reivindicações. “A situação de funcionamento dos Bancos em Maracanaú é uma vergonha”, desabafou Caitano.   

Religião: VEREADORES ELOGIAM INICIATIVA DA PREFEITURA

Os eventos religiosos realizados durante o carnaval, em Maracanaú, ganharam a simpatia da população. O vereador Pastor Neto (PPS) destacou a iniciativa do prefeito Firmo Camurça em promover momentos de paz na cidade, ao invés da folia. Todos os demais vereadores também elogiaram a ideia da Prefeitura. Helenita Nunes (DEM) informou que dentro em breve deverá figurar na pauta do Poder Legislativo, um Projeto incluindo de forma definitiva os acontecimentos religiosos em substituição ao carnaval. 

segunda-feira, 10 de março de 2014

MARACANAÚ COMEMORA DIA DA MULHER

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – transcorrido em 8 de março – a Câmara Municipal de Maracanaú promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 10, uma Sessão Solene. A exemplo dos anos anteriores foram homenageadas três mulheres de distintos setores profissionais. No campo educacional a escolhida foi a professora Valclênia Falcão. Indicada pelo vereador Nilson Nogueira (DEM), ela trabalha em prol da inclusão de crianças deficientes e especiais, nas salas de aula do sistema regular de ensino. Atualmente é administradora da Escola Valclênia Falcão onde estudam mais de 900 alunos.
Em seguida foi a vez da Saúde, que esteve representada pela farmacêutica Marlene Andrade, uma indicação do vereador Cláudio Freitas (PSDC). A homenageada tem um amplo trabalho desenvolvido na Farmácia Viva, instituição que levou Maracanaú a uma posição de destaque, inclusive em âmbito nacional.
Na área da Ação Social a Comenda 8 de Março foi entregue a Francisca Gomes Peixoto. Natural de Itapipoca, ela é bastante identificada com a comunidade Evangélica, e chegou para morar em Maracanaú em janeiro de 1977. Sempre dedicada aos trabalhos da Igreja, desenvolveu estudos objetivando a valorização do Lar, resgatando fieis e mostrando a importância da Família na nossa sociedade. Dona Moreninha – como é mais conhecida – foi indicada pelo vereador Pastor Neto (PPS).
Vários vereadores usaram a Tribuna do Plenário Wilson Camurça. Demir Peixoto (PR) falou sobre a importância das mulheres no mundo atual, destacando o valor de cada homenageada.
Capitão Martins (PDT) lembrou que este é um momento de reflexão, haja vista que enquanto muitas mulheres são exploradas, o comércio usa a data para vender produtos: “O 8 de Março tem uma conotação comercial”, afirmou.   
Lucimário Caitano (DEM) citou passagens bíblicas, pois quando existe a união de homem e mulher passa a ser uma só carne. Na avaliação de Caitano, não é isso que se vê, pois é notório o sofrimento da mulher em nosso país.  
As vereadoras Tia Rita (PTB) e Helenita Nunes (DEM) também discursaram. A diretora técnica do Conselho da Mulher de Maracanaú, professora Margarete Rose e o empresário Roberto Pessoa marcaram presença ao acontecimento.

A sessão teve o comando da vereadora Aline do Hospital (PPS).

sexta-feira, 7 de março de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2014 na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, em sua sede em Brasília (DF). Este ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).
O papa Francisco enviou mensagem por ocasião da abertura da campanha no Brasil. O texto foi lido pelo secretário executivo da CF 2014, padre Luiz Carlos Dias.

De acordo com o papa, não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria.

EVANGELHO DO DIA (Mt 9,14-15)


Naquele tempo,
14 os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15 Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 5 de março de 2014

ALARGAMENTO DE AVENIDA

O vereador Lucimário Caitano (DEM) está solicitando junto à Prefeitura de Maracanaú, o alargamento da Avenida Manoel Moreira Lima, no trecho compreendido entre o Novo Maracanaú e o Acaracuzinho, até a “Curva do Alan”. O local, é um dos pontos mais movimentados da cidade, pois além de interligar duas unidades residenciais, é muito usado pelos motoristas que seguem ou voltam da Capital.

Outro pedido relacionado à mobilidade urbana foi feito pela vereadora Helenita Nunes (DEM). Ela sugeriu a restauração e arborização da Rotatória no encontro das avenidas Contorno Sul, e Oito, do Jereissati. 

VERDE E AMARELO

A fachada da Arena Castelão, do Palácio da Abolição e do Centro de Eventos do Ceará, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, Estátua de Iracema, Praça Portugal, Palácio do Bispo e Moinho Fortaleza recebem iluminação verde e amarela.
A ação é uma parceria do Governo Federal, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. A iluminação especial será realiza também nas demais cidades-sede da Copa do Mundo.
A Copa do Mundo começa em dia 12 de junho; em Fortaleza, o primeiro jogo será em 14 de junho, com o jogo Uruguai e Costa Rica.