terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Maracanaú: CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA PROVOCA NOVOS DEBATES

A onda de violência em Maracanaú preocupa os vereadores. Os assaltos e crimes de morte que acontecem na cidade, principalmente nos finais de semana, deixa a população com medo. Tudo isto motivou uma série de debates na sessão desta segunda-feira (24/02) na Câmara Municipal. O vereador Cláudio Freitas (PSDC) lamentou a falta de segurança no Município e cobrou providências das autoridades: “Quantos jovens precisarão morrer para que algo seja feito?” Indagou.
Ciente da gravidade do problema, o vereador Lucimário Caitano (DEM) voltou a criticar o Governo do Estado pela falta de segurança em Maracanaú, e apontou a falta de efetivo policial como um dos pontos negativos. Caitano criticou também a Polícia Civil pelo baixo nível de serviço prestado à população, pois o cidadão passa um grande espaço de tempo para registrar um Boletim de Ocorrência (BO): “A Polícia Civil é a maior enganação do Estado”, desabafou o parlamentar.

O discurso de Caitano foi aparteado por outros vereadores. João Bodó (PMDB) defendeu a participação das igrejas, enquanto o Pastor Neto (PSL) citou o Estatuto do Desarmamento que, na avaliação dele (Neto) vem favorecendo os bandidos e deixando a sociedade cada vez mais insegura. Ele defende mudanças nas leis do País. 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Paralisação de obra: CAITANO CRITICA GOVERNO DO ESTADO

A lentidão do Governo do Estado nas obras da Praça da Juventude, no Acaracuzinho, vem irritando o vereador Lucimário Caitano (foto). No local têm alguns equipamentos esportivos, mas as obras estão paralisadas, fato que prejudica o povo de Maracanaú. 

Maracanaú: HELENITA QUER TORCIDA LEGAL!

A violência tem sido uma das características do futebol brasileiro. Na tentativa de impedir este tipo de situação em Maracanaú, a vereadora Helenita Nunes (DEM) está requerendo a integração do Estádio Municipal no Programa de Cadastramento dos Integrantes de Torcidas Organizadas.
Helenita denominou de Projeto Torcida Legal, que consiste em coletar digitais, fotos e conferência de documentos, identificando o mau torcedor, e consequentemente oferecendo um ambiente tranquilo às famílias.

A ideia é voltar aos “velhos tempos”, quando as pessoas compareciam aos jogos de forma pacífica.   

Maracanaú: PARLAMENTO DEBATE SEGURANÇA

Vários vereadores usaram o Plenário da Câmara Municipal, para comentar a onda de violência em Maracanaú. O crescente número de assaltos e crimes acontecidos no Município preocupa o Parlamento. O petista Daniel Baima apresentou o vídeo de um assalto ocorrido nas imediações da Escola Ateneu, no Conjunto Industrial, e lembrou também crimes registrados na lagoa do Mingau e no Jereissati.
Lucimário Caitano (DEM) comentou uma série de ataques contra transportes coletivos, fato que vem deixando motoristas, cobradores e passageiros assustados: “Somente DEUS para nos proteger”, declarou Caitano.
Uma das medidas contra a violência foi apontada por Ribamar Viana (PTN). Ele defende o uso de armas de fogo por parte da Guarda Municipal de Maracanaú.

Outra opinião partiu do Pastor Neto (PSL). A reconstrução da família, mais investimentos na área da Educação, além de leis mais eficazes foram pontos citados pelo vereador.  

sábado, 22 de fevereiro de 2014

FUTEBOL

O Ferroviário enfrenta o Quixadá, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Abilhão. Um ônibus fretado que sairá da Praça do Ferreira levando os torcedores do tubarão da Barra.
Mais informações com Robério Pinheiro, através do telefone:
(85) 8706-1700

         Próximos jogos (18ª Rodada)
Sábado (22)
16 horas     
No Presidente Vargas: 
Tiradentes   x    Crato             

Domingo (23)
16 horas     
No Romeirão:      
Icasa     x     Itapipoca

No Presidente Vargas: 
Fortaleza    x    Horizonte              

No Abilhão: 
Quixadá   x     Ferroviário            

Com a participação de onze times começa neste final de semana, o Campeonato Cearense da segunda divisão. Na chave da região metropolitana figuram: Maracanã, Maranguape, Trairiense, Arsenal, Pacatuba e América.
Já o grupo do interior está formado por: Crateús, Barbalha, São Benedito, Nova Russas e Iguatu.
Dentre os onze times, destaque para os dois que vêm da Série C. Campeão da Terceirona em 2013, o América entra na competição carregando um título que não conquistava há 47 anos e em busca do retorno à elite, de onde está ausente desde 1997.
Outro que vem motivado é o Barbalha. Vice-campeão da Série C em 2013 e campeão da Taça Fares Lopes, a Raposa do Cariri vai dividir as atenções entre a Segunda Divisão e a inédita participação na Copa do Brasil, onde enfrenta o Cuiabá a partir de abril.

         Série B Cearense (1ª rodada)
Sábado (22)
16 horas
Em Quixadá: 
Arsenal x Trairiense

Domingo (23)
16 horas
Em Horizonte: 
Maranguape x Maracanã

Em Itapipoca: 
Pacatuba x América

Em Iguatu: Iguatu x Crateús

Em Nova Russas: 
Nova Russas x São Benedito



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CAMPO DO BOA ESPERANÇA SERÁ PRESERVADO

Os desportistas do distrito de Pajuçara receberam uma boa notícia. O campo do Boa Esperança será preservado. Uma parte do local seria ocupada com a construção de uma quadra de esportes, mas graças a iniciativa do titular da Secretaria de Esporte e Lazer – SEL, Adauto Parente, além da sensibilidade do prefeito Firmo Camurça, foi possível uma modificação que assegura a implantação da quadra, porém ocupando um espaço bem menor. Isto possibilitará a continuidade da prática do esporte no campo do Boa Esperança, um dos mais tradicionais de Maracanaú.
A reunião com o chefe da municipalidade, acontecida no Palácio do Jenipapeiro, foi articulada por Adauto (que também é vereador licenciado) e teve o comparecimento de Elda Batista, representante da família que fez a doação do campo.
O secretário da Infraestrutura, Carlos Bandeira; a vereadora Aline do Hospital, bem como integrantes da agremiação do Boa Esperança também marcaram presença.

Sessão Legislativa em Maracanaú: ALINE AGRADECE MAURO

A vereadora Aline do Hospital (PPS) aproveitou seu espaço na sessão desta terça-feira, dia 18, da Câmara Municipal, para agradecer o apoio do deputado federal Mauro Benevides (PMDB). Aline citou algumas emendas parlamentares conseguidas por Mauro, em Brasília, beneficiando a coletividade maracanauense. A área da saúde foi uma das mais contempladas, pois os recursos serão usados na compra de equipamentos para o Hospital de Maracanaú.    

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESKINAZI ANIVERSARIA

Durante a sessão desta segunda-feira (17 de fevereiro), os vereadores registraram o aniversário do empresário e desportista André Eskinazi. Trata-se de uma das pessoas mais identificadas com o esporte em Maracanaú. 
PARABÉNS ANDRÉ!

FROTA RECONHECE TRABALHO DE GORETI

O vereador Lucinildo Frota (PV) usou a tribuna do Poder Legislativo, quando elogiou as ações da deputada federal Goreti Pereira (PR). Ele citou algumas emendas parlamentares conseguidas por Goreti, em Brasília, beneficiando Maracanaú.

Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Chico Lopes (PC do B) e outros nomes também foram lembrados por Lucinildo. 

Maracanaú: ENGARRAFAMENTO PROVOCA RECLAMAÇÕES NA CÂMARA

O engarrafamento na Avenida Mendel Steinbruch, nas imediações da Central de Abastecimento – Ceasa vem motivando uma série de reclamações. O congestionamento, provocado pelas obras do Anel Viário, se arrasta há anos, prejudicando motoristas que passam pelo trecho. O vereador Lucimário Caitano (DEM) criticou o Governo do Estado pela lentidão dos trabalhos, e solicitou que a Câmara de Vereadores forme uma Comissão para verificar o problema. Caitano informou que enquanto no vizinho município de Caucaia o governo estadual efetua a construção de viadutos e passarelas, o mesmo não é feito em Maracanaú.
Em aparte, o vereador Nilson Nogueira (DEM) disse que cerca de 60 mil carros passam por dia no local, e sugeriu a realização de uma Audiência Pública no Poder Legislativo, na tentativa de esclarecer a situação. Ele acredita que a edificação de uma passagem é necessária: “Enquanto não tiver um viaduto não será resolvido o problema”, argumentou Nogueira.

Quem também opinou sobre o assunto foi a jovem Luana Santos, 24 anos, moradora do distrito de Pajuçara. Segundo ela, trata-se de uma questão séria e que deixa impaciente quem circula na Mendel Steinbruch: “É preciso uma solução urgente”, desabafou Luana.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ESPORTIVAS

O Ferroviário caminha a passos largos para o rebaixamento. Nesta quarta-feira (12), o time coral voltou a perder, desta feita para o Fortaleza por 3 a 1.  O próximo desafio do Ferroviário é contra o Horizonte, no Estádio Domingão, neste sábado (15), às 16 horas.

O Campeonato Cearense 2014 tem seus dois primeiros rebaixados. O Itapipoca derrotou o Crato por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (12) no Estádio Perilo Teixeira e decretou a queda da equipe do Cariri para a Segunda Divisão Estadual em 2015. De quebra, com o resultado, o Tiradentes também está rebaixado e acompanha o time do Cariri.

Icasa e Horizonte se encontraram na noite desta quarta-feira (12) e ficaram no empate por 1 a 1 no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Marciel abriu o placar para o Galo do Tabuleiro e Bismarck empatou para o Verdão do Cariri.

Próximos jogos
Sábado (15)
16:00 
No Mirandão: Crato    x    Quixadá             

No Romeirão: Guarani (J) x    Tiradentes         

No Domingão: Horizonte   x    Ferroviário  

Domingo (16)
16:00      
No Presidente Vargas: Fortaleza    x    Itapipoca    

Com a Série B do Campeonato Cearense prestes a começar, as administrações dos estádios que serão utilizados no certame estão correndo contra o tempo para regularizá-los. A FCF já encaminhou ao Ministério Público oito laudos de diferentes praças esportivas e permanece cobrando os documentos ainda pendentes.
Laudos dos estádios Agenorzão (Iguatu), Barrosão (Trairi), Mourãozão (Nova Russas) e Tarcisão (São Benedito) já aguardam a aprovação do MP.
A Diretoria de Competições da FCF alerta, no entanto, que alguns desses estádios ainda não providenciaram todos os laudos necessários. É o caso do Barrosão, que só encaminhou o laudo da PM, e do Tarcisão (encaminhou apenas Crea e Vigilância Sanitária).
Em Maranguape, o estádio Moraisão possui um termo de ajuste de conduta (TAC), mas precisa atualizar seus laudos, em cumprimento das determinações do Ministério Público.
O estádio Inaldão, em Barbalha, é o único apto entre os indicados pelas equipes da Série B.

O 4º Juizado Especial de Fortaleza do Tribunal de Justiça, por meio da Dra. Maria José Pinto, responsável pelo funcionamento dos plantões do Juizado do Torcedor, encaminhou à Federação Cearense de Futebol, uma relação com 22 nomes de torcedores que estão impossibilitados de frequentar praças esportivas.
De acordo com o ofício enviado pelo Tribunal de Justiça, os torcedores citados na relação, envolveram-se na prática de delitos no jogo Ceará x Treze/PB, realizado no dia 2 de fevereiro, no Castelão.

                           

Maracanaú: MARTINS É CONTRA TAXA DE RELIGAÇÃO

Projeto de Indicação de autoria do vereador Capitão Martins (PDT) protege os usuários da Cagece e Coelce. De acordo com o projeto, fica proibida a cobrança da taxa de religação do fornecimento de água e energia, em território maracanauense. Para o vereador, o usuário que muitas vezes está impossibilitado de efetuar o pagamento, não pode ser penalizado com a taxa de religação. “É injusto as pessoas serem punidas duplamente”, declarou.
O parlamentar avançou em seu discurso e criticou a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, por danificar as ruas e avenidas. Ele sugeriu que ao efetuar o corte do fornecimento de água, a Cagece faça no hidrômetro e não no asfalto, prejudicando a cidade.
Quem reforçou as palavras de Martins foi o vereador Daniel Baima (PT). Segundo ele, o Conjunto Industrial, na zona norte, tem sido vítima deste tipo de ação.
Na tentativa de resolver o problema, o vereador Lucinildo Frota (PV) sugeriu que, a exemplo da Capital, fosse criado em Maracanaú um Conselho Condutor de Obras. Já o vereador Pastor Neto (PPS) lamentou o fato da Cagece trazer muitos problemas para o nosso Município.
Na mesma sessão, o vereador Lucimário Caitano (DEM) solicitou junto a Cagece, um projeto de implantação da rede de esgotamento sanitário da Vila Buriti, nas imediações do Conjunto Novo Oriente.

A Câmara Municipal deverá realizar, em breve, uma Audiência Pública para debater a atuação da Cagece em Maracanaú. 

ESTATUTO É APRESENTADO NA CÂMARA

O vereador Ribamar Viana (PTN) apresentou na manhã de quarta-feira (12/02), no Parlamento Municipal, projeto de lei que cria o Estatuto da Segurança Bancária, em Maracanaú. A matéria deverá facilitar a vida de muitas pessoas que precisam dos serviços proporcionados pelas agencias bancárias.  

SARAMPO INCOMODA HELENITA

A vereadora Helenita Nunes (DEM) chamou a atenção para os cuidados que a população deve ter com relação ao sarampo. A doença vem se alastrando no Ceará, onde vários casos foram registrados, inclusive em Maracanaú.

Helenita aconselhou aos pais levarem seus filhos até os postos de saúde para receberem a vacina, evitando maiores problemas.  

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CAITANO PEDE AVENIDA

A construção da Avenida 1, do Acaracuzinho, foi um dos pedidos formulados pelo vereador Lucimário Caitano (DEM). A artéria deverá, no futuro, ligar a zona norte com a região oeste da cidade de Maracanaú. 

ACADEMIA POPULAR

O vereador Pastor Neto (PPS) solicitou junto ao Poder Público uma Academia Popular para o Calçadão da lagoa de Maracanaú. O local, recentemente urbanizado, deverá receber equipamentos para a prática de exercícios físicos, favorecendo os moradores das imediações.

Na mesma sessão, o vereador Daniel Baima (PT) pediu que fosse feito uma investigação para se saber quais as empresas que poluem as lagoas existentes em Maracanaú. 

VEREADORES CRITICAM ATENDIMENTO DO BANCO DO BRASIL EM MARACANAÚ

O Banco do Brasil – agencia de Maracanaú – vem deixando muito a desejar em termos de atendimento ao público. O fato vem gerando insatisfação entre os clientes. Na maioria dos casos, as pessoas passam mais de uma hora na fila para efetuar alguma transação. A falta de dinheiro nos caixas eletrônicos também é motivo de reclamações. As denúncias foram apresentadas pelo vereador Lucimário Caitano (DEM), durante sessão da Câmara Municipal. Ele defende a implantação de outra agencia do Banco do Brasil na cidade, uma forma de amenizar o sofrimento de quem precisa dos serviços bancários, pois atualmente a situação é muito difícil: “O atendimento é péssimo”, reforçou Caitano.
Outros parlamentares também exploraram o assunto. Tuca da Farmácia (PSL) informou que o tratamento inadequado aos clientes não é apenas “privilégio” do Banco do Brasil, pois a Caixa Econômica Federal também funciona assim.
Ribamar Viana (PTN) prefere aguardar o novo estatuto bancário já aprovado em Maracanaú. Segundo o vereador, muita coisa deverá mudar, como por exemplo, o abastecimento por parte do “carro forte”: esse trabalho só poderá ser realizado quando não tiver cliente na agência.
Retornando ao passado, Lucinildo Frota (PV) relembrou um projeto do então vereador João Vianey que obriga as agências bancárias terem banheiros e bebedouros. A matéria, mesmo aprovada no Legislativo Municipal não está sendo posta em prática: “No Brasil leis existem, mas não são cumpridas”, lamentou.

Violência – nos momentos finais do seu discurso, o vereador Lucimário Caitano mostrou, com tristeza, o elevado índice de criminalidade. Somente neste final de semana foram registrados vinte assassinatos. Os municípios de Maracanaú e Caucaia lideram a estatística.  

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Maracanaú: SEGURANÇA PÚBLICA É DEBATIDA NA CÂMARA

A questão da segurança foi um dos principais assuntos debatidos na Câmara Municipal. O vereador Lucimário Caitano (que substitui Adauto Parente, atual secretário de esporte) relatou o grau de abondono em que se encontram os conjuntos Acaracuzinho e Novo Oriente, além de outras comunidades situadas na zona norte da cidade. De acordo com Caitano, a falta de um maior número de viaturas favorece o crescimento de assaltos na região, fato que assusta os moradores: “Nós estamos abandonados. As pessoas saem de casa co medo. O governador pouco olha para Maracanaú”, sentenciou.
Em aparte, o vereador Capitão Martins (PDT) saiu em defesa do Governo do Estado. Na avaliação de Martins, a insegurança é notória, mas o governador aumentou consideravelmente o efetivo policial nestes oito anos. “A situação no Maranhão é muito pior”, comparou Martins.

Quem também se manifestou foi o vereador Pastor Neto (PPS). Ele acredita que o problema da segurança é bem mais amplo e merece ser combatido nas “raízes”, através de um largo investimento social. “Isto é reflexo da destruição da família”, afirmou o parlamentar. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CAITANO PEDE ESCOLA INTEGRAL

Em seu segundo dia de atuação no parlamento municipal, o vereador Lucimário Caitano (DEM) continua na luta pela implantação de uma escola de Tempo Integral no Conjunto Novo Oriente. A unidade residencial ocupa uma região muito populosa da cidade, onde vivem aproximadamente 45 mil habitantes. Segundo o parlamentar, existem apenas duas escolas de Tempo Integral em Maracanaú: uma em Pajuçara e no Jereissati, fato que dificulta a situação de muitos estudantes.  

PASTOR PRETENDE HOMENAGEAR PASTORES

O Dia do Pastor – que transcorre em 11 de junho – deverá ter uma programação especial na Câmara Municipal. O vereador Pastor Neto (PPS) está solicitando uma sessão solene nesta data para homenagear os pastores evangélicos. Este segmento desenvolve um amplo trabalho de evangelização em Maracanaú.

Homenagem no esporte – A área esportiva também figura na pauta de solicitações do Pastor Neto. Ele pretende, ainda neste semestre, homenagear o Ceará Sporting Club pela passagem do centenário da agremiação.   

BODÓ QUER LOJA DA CAGECE

Se depender do vereador João Bodó (PMDB) serão colocadas lojas de atendimento ao consumidor nos bairros Alto Alegre e Siqueira, na periferia de Maracanaú. Na opinião de Bodó, a medida beneficiará muitos clientes da Cagece que vivem na região. 

Trânsito: VEREADORES PEDEM EQUIPAMENTOS

Novos projetos e requerimentos foram debatidos e aprovados na Câmara Municipal. O vereador Patriarca Neto (PP) lembrou a necessidade da implantação de um semáforo na confluência das avenidas 12 e 6, do Conjunto Carlos Jereissati. No local é grande a movimentação de veículos e pedestres.
Outro semáforo, desta feita para a Avenida Central, entre as ruas 101 e 102 do Acaracuzinho, foi solicitado pelo vereador Lucimário Caitano (DEM). O equipamento deverá ficar nas imediações do terminal de transporte coletivo. Na avaliação de Caitano, o sinal vai facilitar consideravelmente o fluxo de veículos no trecho.   

Outra solicitação visando melhorar o trânsito ficou por conta do vereador Tuca da Farmácia (PSL). Ele pediu que fossem colocados redutores de velocidade ao longo da Avenida Luís Pereira Lima, nas proximidades do Condomínio Bonaparte Viana, na zona oeste de Maracanaú. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Maracanaú: CAITANO TOMA POSSE NO PARLAMENTO MUNICIPAL

Lucimário Nunes Caitano. Esse é o nome do mais novo vereador de Maracanaú. Ele assume a vaga deixada por Adauto Parente, que agora vai comandar a Secretaria de Esporte e Lazer. A posse de Caitano aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 3, diante de um numeroso público na Câmara Municipal.
Antes de deixar o parlamento, Adauto não escondia a emoção e aproveitou para agradecer todo o povo de Maracanaú, notadamente os moradores do distrito de Pajuçara, onde há anos desenvolve um grande trabalho.
Mas o clima de emoção teve continuidade no Plenário Wilson Camurça. O novo parlamentar Lucimário Caitano (DEM) agradeceu a Deus e prometeu continuar trabalhando pelo povo, já que antes desenvolvia uma série de ações comunitárias em prol dos maracanauenses. Caitano agradeceu também o apoio do empresário André Eskinazi, uma liderança no cenário político da região.

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos esteve presente ao evento. 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

NÚMEROS DE CEARÁ X TREZE

Em um histórico de 33 partidas entre Ceará e Treze, o Vozão tem vantagem: 13 vitórias, 12 empates e oito derrotas. 

ESTATÍSTICA DE PÚBLICO

O número de torcedores nos estádios para acompanhar o Campeonato Cearense é superior ao que assistiu da arquibancada partidas do Cearense no ano passado. Pelo menos até a nona rodada do certame. Comparando o mesmo intervalo de jogos entre os dois estaduais, houve aumento superior a 226% na média de público.

Estatisticamente são 226,9% de torcedores a mais nos estádios. A média de público nesta temporada (até a 9ª rodada) foi de 1.561, mais que o dobro de 2013 no mesmo período.

CAMPEONATO CEARENSE

Domingo (02)
16 horas
No Abilhão: 
Quixadá   x    Tiradentes  
Árbitro: Leandro Martins
Ass1: Mardônio Ribeiro
Ass2: Arnaldo Lima

No Romeirão: 
Guarani (J)  x    Fortaleza    
Árbitro: Luzimar Siqueira
Ass1: Marcos Brígido
Ass2: Anderson Oliveira

NOVA RUSSAS SE PREPARA VISANDO À SEGUNDONA

O Nova Russas foi o primeiro participante da Série B Cearense de 2014 a providenciar melhorias em sua praça esportiva: o Mouraozão. A documentação foi enviada ao Ministério Público.
E por falar em Série B, a segunda divisão cearense começa no dia 16 de fevereiro. O certame terá a participação de onze times. Na chave da região metropolitana figuram: Maracanã, Maranguape, Trairiense, Arsenal, Pacatuba e América.
Já o grupo do interior está formado por: Crateús, Barbalha, São Benedito, Nova Russas e Iguatu.


BARBALHA PREPARA “CASA”

O Barbalha luta para colocar o Estádio Inaldão em condições para receber partidas da Copa do Brasil. Como a CBF já sinalizou com a possibilidade de liberação, o técnico Washington Luiz sonha com a oportunidade.
O Barbalha terá pouco mais de dois meses para concluir a reforma. A estreia na Copa do Brasil está marcada para o dia 2 de abril, contra o Cuiabá. Se a partida não ocorrer no Inaldão, uma outra opção seria o Romeirão, em Juazeiro do Norte.

No estádio Inaldão, a capacidade de torcedores sentados é de 3,5 mil. O clube garantiu vaga na Copa do Brasil por ter conquistado a quarta edição da Copa Fares Lopes. Agora, o desafio é montar um time competitivo para disputar o torneio nacional. 

TRIO BAIANO PARA CEARÁ X TREZE

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o trio de arbitragem para a partida entre Ceará e Treze, válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste. O árbitro da partida deste domingo, na Arena Castelão, vai ser Cosme Iran Sabino, tendo como auxiliares Luiz Carlos e Elicarlos Franco. Todos da Federação Baiana de Futebol.
Em sua última atuação, Cosme atuou como quarto árbitro da partida entre Vitória e Sergipe, válida pelo Nordestão. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 5 a 1.

Ceará e Treze dão início à quinta rodada da Copa do Nordeste. A partida vai acontecer às 18h15 deste domingo, no Castelão. 

Arena das Dunas: CADÊ O PADRÃO FIFA?

Cerca de 300 torcedores que foram à Arena das Dunas, em Natal, para assistir ao jogo entre ABC e Palmeira de Goianinha, pela sexta rodada do Campeonato Potiguar, não tiveram a chance de ver a vitória do ABC por 3 a 0 na noite desta quinta-feira. O motivo? A pouca quantidade de guichês para venda e troca de ingressos gerou uma enorme fila na bilheteria do estádio. A demora foi tanta que os torcedores precisaram redobrar a paciência para aguardar cerca de duas horas em pé. Sem uma explicação para a demora no atendimento, alguns preferiram ir embora.

A Arena das Dunas foi inaugurada recentemente, após 29 meses de obras, no lugar do Estádio Machadão,  no bairro de Lagoa Nova, entre a BR-101 e a Av. Prudente de Morais, duas importantes artérias viárias de Natal. O  complexo tem a capacidade de 31.375 espectadores. Durante a Copa do Mundo, a arena contará com arquibancadas flexíveis, que permitirá a expansão para 42 mil assentos. A arquitetura do estádio é inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte. 

VALVERDE SOFRE ACIDENTE

A atriz Isis Valverde, de 26 anos, sofreu uma fratura na coluna após um acidente de carro na madrugada desta sexta-feira (31).  Ela teve fratura na primeira vértebra da coluna cervical, e está usando um colete para proteção.

Valverde voltava de uma festa com uma prima, que estaria dirigindo, e um amigo. Na altura do Itanhangá, o carro bateu em um barranco e capotou. Valverde, que estaria dormindo no banco traseiro, foi a única que se feriu com mais gravidade.

MOBILIDADE NA COPA TEM OBRAS ATRASADAS

Entre as obras de mobilidade urbana em Fortaleza feitas para a Copa estão Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, estações do VLT, e obras de melhoria nas avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha, Via Expressa e Raul Barbosa e rotatória do Castelão. As obras estão entre 5% e 97% de andamento. Até a Copa, apenas as melhorias da Paulino Rocha e Alberto Craveiro estarão prontas.

Além das obras de mobilidade, as obras de melhoria do Porto do Mucuripe e do Aeroporto de Fortaleza estão atrasadas. A Infraero informou que o Aeroporto de Fortaleza não estaria pronto até a Copa e receberia um "puxadinho" de R$ 3,5 milhões para receber passageiros durante o evento.

MOBILIDADE NA CAPITAL

Problemas relacionados à mobilidade urbana são os que causam maior impacto na vida da população de Fortaleza. De acordo com os números, 70% das pessoas apontam o trânsito e o transporte público da Capital como os maiores problemas de infraestrutura da cidade.
Na última década, o número de veículos em Fortaleza cresceu 74,23%.
A Cidade é a quinta mais populosa do Brasil, com mais de 2,4 milhões de habitantes e na última década, o número de veículos cresceu 74,23%.  A região metropolitana soma mais de 3,2 milhões de habitantes e suas cidades tiveram a frota duplicada em 216,46%.

Parte das obras de mobilidade urbana de Fortaleza não estará pronta para a Copa do Mundo, reconhece o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro. O ministro tentou amenizar o quadro de atraso de obras em Fortaleza e disse que as melhorias urbanas serviriam para população não apenas durante o evento.

MOBILIDADE URBANA

A qualidade de vida, principalmente, de um trabalhador que necessita utilizar o transporte público e as vias de acesso, diariamente, tem sido alvo de debate em todo mundo. Como uma cidade pode crescer, gerar renda, emprego e, ao mesmo tempo renovar suas estruturas de transporte?
Esse desafio ganhou um termo: “mobilidade urbana”. Trata-se de uma das principais questões das cidades de todo o mundo, e interfere diretamente sobre o acesso a diferentes pontos das cidades, aos serviços públicos e ao meio ambiente. Durante o século XX, o uso do automóvel foi uma resposta eficaz para se ter autonomia na mobilidade diária, mas, no início do século XXI, o aumento dos engarrafamentos nas grandes cidades tem gerado a necessidade de pensar em novas alternativas de transportes sustentáveis para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade.
Hoje, com o crescimento da população, da maior oferta de carros e do inchaço urbano, ter um carro não é mais sinônimo de autonomia, velocidade e conforto. Ficar parado num trânsito se tornou uma perda de tempo e de qualidade de vida.
Nos últimos dez anos, a frota de veículos no Brasil aumentou em 400%. Esse quadro tem exigido uma nova postura por parte das prefeituras e da sociedade para a busca de soluções. A solução mais cabível é o investimento em transportes coletivos integrados, de qualidade e não poluentes, como primeiro passo para uma mobilidade urbana sustentável em todos os sentidos.
O transporte coletivo envolve a instalação de veículos sobre trilhos, como trens, metrôs e bondes com nova tecnologia, além da melhoria dos ônibus, os tornando não poluentes. Sendo necessário integrar o transporte de uma cidade com ciclovia, elevadores de alta capacidade, e sistemas de bicicletas públicas.
É necessário incentivar a população a utilizar o transporte coletivo e deixar o carro em casa, e respeitar o espaço do pedestre, também necessitado de calçadas mais confortáveis e seguras, protegidas por sinalização, sem buracos ou qualquer tipo de obstáculo.

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, o assunto mobilidade urbana vem ganhando espaço, porém longe de alcançar seus reais objetivos devido ao atraso das obras.