quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MORRE RAIMUNDO GOMES MACIEL

Os jornalistas do interior estão de luto. Faleceu aos 85 anos o jornalista Raimundo Gomes Maciel.  Natural de São Gonçalo do Amarante, Maciel era morador antigo da cidade de Caucaia, mais precisamente do Parque Tabapuá.  Uma figura humana exemplar. Um notável profissional. O sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Cemitério Parque da Paz, em nossa Capital. Descanse em paz amigo Maciel. 

COMUNICAÇÃO NO FERROVIÁRIO

Dando continuidade ao processo de profissionalização em todos os seus setores, o Ferroviário passa a contar com uma nova formatação nos trabalhos de criação publicitária, ações promocionais e captação de patrocínios. Jeff Peixoto acertou seu ingresso na diretoria coral e assume a função de marketing do clube.
Peixoto sempre foi um apaixonado por futebol, tendo até arriscado carreira como atleta de futsal em Brasília e Goiás. Mas, sua grande vocação sempre esteve ligada ao universo da Comunicação.

Para inaugurar uma nova fase em termos de comunicação e marketing no clube, Jeff Peixoto já trabalha no últimos detalhes para inauguração da primeira Sala de Imprensa nas dependências da Vila Olímpica Elzir Cabral, a ser brevemente inaugurada. 

APAGUE ESTA IDEIA

Nos últimos seis anos, o número de brasileiros que deixaram o vício do cigarro reduziu cerca de 20%, segundo os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do ministério da Saúde (MS). No mesmo período, no Ceará, segundo o levantamento, 44% dos fumantes acima de 18 anos abandonaram o hábito, melhorando a qualidade de vida.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

SECRETARIA ANTIDROGAS

Tramita no Poder Legislativo maracanauense projeto de indicação de autoria do vereador Pastor Neto (PPS), que cria a Secretaria Municipal Antidrogas. Atualmente, o uso de drogas vem destruindo famílias, daí a necessidade de um intensivo trabalho na recuperação dos dependentes.

Terceira Idade – Na mesma sessão, realizada na manhã desta terça-feira, 27, o vereador Ribamar Viana (PTN) sugeriu a criação do Centro Municipal de Atendimento ao Idoso, em Maracanaú.  

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DESTAQUES DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ

MOBILIDADE URBANA
A Câmara Municipal de Maracanaú aprovou neste início de semana uma série de requerimentos legislativos, além de alguns projetos. Bastante preocupado com a mobilidade urbana, o vereador Pastor Neto (PPS) sugeriu o alargamento da Avenida 6 do Conjunto Jereissati. O documento indica o trecho entre o Mercado Público e a Associação de Moradores do bairro, como local a ser alargado melhorando o tráfego de veículos.

LIMPEZA DE CANAL
O vereador Nilson Nogueira (DEM) solicitou a limpeza do canal que divide os municípios de Maracanaú e Pacatuba. Segundo Nilson, a sujeira provoca a proliferação de muriçocas e outros insetos na região, prejudicando a saúde dos moradores.

ESPORTIVAS
Duas matérias do setor de esportes figuraram na pauta da sessão desta segunda-feira, 26. O vereador Cristiano Almeida (PMN) apresentou requerimento legislativo que trata da urbanização do campo do Flamenguinho, em Pajuçara. O vereador solicitou também que fosse colocado outro equipamento necessário a pratica de esportes, como redes de proteção. Uma praça, juntamente com Academia Popular foram outras solicitações de Cristiano.
Outra proposta, desta feita do vereador Winston Nogueira (PRP) aponta a importância da construção de um Centro Integrado de Esporte, Cultura e Lazer, no Parque Piratininga.  

HOMENAGENS
Tramita na Câmara projetos de lei de autoria do vereador Capitão Martins (PDT) homenageando ex-presidentes da República. Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, e Jânio Quadros deverão ser nomes de ruas em Maracanaú.

Outro projeto aprovado, de autoria do vereador Ribamar Viana (PTN) declara oficialmente como bairro, a comunidade Menino Jesus de Praga, na zona leste da cidade. 

sábado, 24 de agosto de 2013

CASA DOS MILAGRES PEGA FOGO

A Casa do Milagres de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, foi destruída durante um incêndio na madrugada desta sexta-feira (23). A propriedade era um dos pontos turísticos religiosos mais procurados por visitantes e romeiros por abrigar fotos, imagens de santos e objetos que simbolizavam ex-votos e graças alcançadas.

FALTA DE TEMPO???

É comum quando alguém tenta “fugir” de determinado compromisso usar algum tipo de pretexto. O mais usado é: “FALTA DE TEMPO”.
Mas será que somos tão ocupados assim? Não temos tempo para Deus? Ao ler estas linhas, é importante você fazer uma reflexão. Existem espaços em nossas vidas para o futebol, praia, cinema, cerveja no bar com os amigos, caminhadas, viagens, assistir a um show artístico, enfim, uma série de diversões que o ser humano precisa para amenizar a luta semanal de trabalho. Mas nós precisamos também de Deus, concorda? Portanto, meu amigo e minha amiga, independente de sua crença, procurem se dedicar à religião. É através dela que você consegue refletir sobre o seu comportamento e pedir proteção para todos nós que vivemos em um mundo tão difícil, fruto do egoísmo e do jogo de interesses, além da violência que castiga a nossa sociedade.
Ajudando ao próximo é uma das formas de contribuir com o Pai Celestial (se não puder ajudar também não atrapalhe).
Se for católico procure praticar a sua religião. Tire um dia na semana para visitar uma Igreja e participar da Eucaristia.
Espero que este artigo tenha contribuído para lhe ajudar na reflexão. Lute por um mundo melhor.
No crepúsculo desta mensagem, espero que você tenha tempo de ler o Evangelho deste domingo.
DETALHE: ESTE TEXTO FOI FEITO PELO RADIALISTA RENATO WANDERLEY. NÃO FOI COPIADO DE LUGAR ALGUM.

EVANGELHO DO DOMINGO (Lc 13,22-30)
21º Domingo do Tempo Comum – Domingo 25/08/2013

Naquele tempo,

22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.

23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu:

24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’
Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’

27 Ele, porém, responderá: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós, que praticais a injustiça!’

28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.

29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESCOLAS GANHAM NOVA DENOMINAÇÃO

O vereador Demir Peixoto (PR) apresentou Projeto de Lei homenageando dois nomes que trabalharam pelo desenvolvimento de Maracanaú: Maria Ísis Menezes Andrade, e Neusa Prado.
A professora Maria Menezes ou Dona Zizi, como era mais conhecida, nasceu em Fortaleza, todavia morou durante grande parte da vida em Maracanaú, onde conseguiu o reconhecimento como educadora. Ela faleceu no ano de 2011. O nome de Maria Menezes será colocado na Escola Construindo o Saber. 
Em outro projeto, também de autoria do vereador Demir, denomina de Neusa Prado a Escola Integrando o Saber, situada no bairro Alto da Mangueira. Neusa nasceu na comunidade do Olho D’água, na periferia de Maracanaú. Ela foi vereadora em Maranguape, chegando, inclusive, a presidir o Poder Legislativo daquela cidade em 1931, sempre representando o então distrito de Maracanaú.
Durante a sessão desta quarta-feira, dia 21, Demir fez um relato sobre a importância destas pessoas e qualificou de justas ambas as homenagens. O Projeto recebeu não apenas o apoio, mas também o elogio dos demais parlamentares.

CAMPO SANTO

O vereador Tuca da Farmácia (PSL) pediu que a Prefeitura executasse a limpeza de todos os cemitérios da cidade. Tuca lembrou a aproximação do Dia de Finados, no mês de novembro, quando as famílias se dirigem a estes locais para fazer orações pelos entes queridos. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CÂMARA INICIA TRABALHO DA SEMANA E APROVA MATÉRIAS

A Câmara Municipal de Maracanaú iniciou na manhã desta segunda-feira as atividades semanais. Durante a sessão, uma série de requerimentos legislativos e verbais fizeram parte da pauta. O vereador Daniel Baima (PT), lembrou a necessidade da sinalização do bairro Esplanada do Mondubim.
Outra solicitação, desta feita do vereador Lucinildo Frota (PV) pede o recapeamento do asfalto da Rua 3, no Novo Maracanaú. Segundo o parlamentar, o local está intransitável, existindo a possibilidade de acidentes.
O vereador Tuca da Farmácia (PSL) falou sobre a importância da construção de uma creche no Parque Tijuca, enquanto Helenita Nunes (DEM) pediu que fosse feita a limpeza dos postos de saúde existentes na cidade.
O Poder Legislativo aprovou um total de 28 requerimentos legislativos.  

sábado, 17 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DOMINGO (Lc 1,39-56)

Assunção de Nossa Senhora – Domingo 18/08/2013

Naqueles dias,

39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.

40  Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.

41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42 Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!

43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?

44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.

45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor,

47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,

50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.

51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração.

52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.

53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.

54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,

55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


ÁRVORE POR CARRO

A Assembleia Legislativa do Ceará analisa projeto de lei que propõe que, para cada veículo zero quilômetro vendido, a concessionária responsável pela venda plante uma árvore. O deputado Vasques Landim – autor do projeto – defende que com a lei "os responsáveis pela emissão de poluentes" vão compensar a ação com o aumento do número de árvores no estado.


CEARÁ CONSEGUE EMPATE FORA DE CASA

Avaí e Ceará empataram na noite de ontem, em 1 a 1, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Marquinhos marcou para o Avaí. Lulinha empatou para o Ceará.
Igor Junio Benevenuto (MG) apitou o jogo.
Renda: R$ 54.295,00
Público: 4.797 pagantes
O Ceará volta a jogar na terça-feira, dia 20, às 19h30m, no Castelão, contra o Guaratinguetá.

No certame brasileiro da Série B foram assinalados 407 gols. Os mandantes marcaram 235 e os visitantes 172. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

VEREADORES DEBATEM A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA EM MARACANAÚ

A onda de violência em Maracanaú motivou uma série de debates envolvendo o tema, durante a sessão desta terça-feira, dia 13, na Câmara de Vereadores. A realização de uma Audiência Pública no Município, com a presença de autoridades do Governo Estadual foi solicitada pelo vereador Daniel Baima (PT). O parlamentar falou sobre o crescente número de assaltos na cidade, principalmente no Conjunto Industrial, fato que deixa os moradores assustados.
Outros vereadores também comentaram o assunto. Nilson Nogueira (DEM) disse que a Praça do Conjunto Timbó tem sido palco até de tiroteios.  Nilson relatou que chegou a telefonar para as equipes do Ronda do Quarteirão, e os policias não apareceram.
Ribamar Viana (PTN) também lamentou a violência que avassala Maracanaú. Ele informou que antes do lançamento do Programa Ronda do Quarteirão, o número de crimes, em Pajuçara, era menor. Segundo o vereador, após a implantação do Ronda, a criminalidade aumentou. Ribamar desconfia que esteja havendo algum tipo de sabotagem dos policiais para com a cúpula do Estado.  

Já o vereador Tuca da Farmácia (PSL) defendeu o retorno do Juizado de Menores, que há anos fiscalizava os locais, evitando problemas maiores para a juventude. 

domingo, 11 de agosto de 2013

GUARANY DERROTA O POTIGUAR

O Guarany de Sobral venceu mais uma em casa. Neste domingo, o Cacique do Vale bateu o Potiguar de Mossoró, no Estádio do Junco, em Sobral, por 2 a 1.
Com o resultado, a equipe cearense chega aos nove pontos e cola no Central-PE, primeiro fora da zona de classificação. Já o Potiguar segue como lanterna do grupo com apenas um ponto.

Zé William e Alberto marcaram para o Guarany, enquanto Messias já nos momentos crepusculares do jogo descontou para o Potiguar.  

TIRADENTES VENCE MAIS UMA

Pela oitava rodada do campeonato Brasileiro da Série D, o Tiradentes  venceu o Ypiranga, por 1 a 0, em Santa Cruz do Capibaribe. Thiaguinho marcou o gol solitário da partida. O resultado garantiu a passagem do Tigre da PM para a próxima fase da Série D. 

A vitória e a classificação com duas rodadas de antecedência consolidaram a notável campanha do Tigre cearense. O próximo confronto do Tiradentes será contra o Guarany de Sobral, no estádio Alcides Santos, às 16 horas do domingo.

INCÊNDIO MATA IDOSO EM MARACANAÚ

Um incêndio em uma casa matou um idoso de 65 anos no início da manhã deste domingo (11) na Rua Mororó, no Bairro Coqueiral, em Maracanaú. O fogo começou por volta das sete da manhã atingindo a sala e o quarto da residência.
A esposa, Deusimar Constantino, disse que ele chegou a trocar de roupa para irem juntos à igreja, mas desistiu e resolveu assistir à missa pela TV, sozinho no quarto do casal. "Ele sempre ia comigo. Até para ir à esquina'', afirmou.
O senhor foi encontrado morto em um corredor entre a sala e o quarto após o incêndio. Parte do telhado caiu por cima da vítima.
Há suspeitas de que um curto-circuito no ar-condicionado causou o acidente. Depois de controlar o incêndio, a equipe do Corpo de Bombeiros acionou a Polícia Militar e a Perícia Forense.

Fonte: G1

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

LIMPEZA E SAÚDE

A limpeza da lagoa do Jaçanaú foi solicitada pelo vereador Tuca da Farmácia (PSL). O recurso hídrico está poluído e merece uma limpeza por parte do poder público.
Já o vereador Patriarca Neto (PP) lembrou que muitas pessoas costumam visitar o túmulo de familiares. Com a aproximação do dia dos pais, Patriarca sugeriu a limpeza do cemitério da Pajuçara.

Na mesma sessão, o vereador Ribamar Viana (PTN) solicitou a realização de uma Audiência Pública para debater questões relacionadas à Saúde em Maracanaú. 

OBRAS NO ANEL VIÁRIO

A lentidão das obras no Anel Viário preocupa muitas pessoas que circulam no local. O vereador Nilson Nogueira (DEM) abordou o assunto recentemente durante sessão na Câmara Municipal. Nilson solicitou que fosse realizada uma Audiência Pública para debater a questão.  

TV MARACANÃ

A vereadora Aline do Hospital (PPS) destacou o trabalho da TV Maracanã, que divulga as ações do Parlamento Municipal. O novo meio de comunicação vem recebendo um elevado número de acessos, inclusive da região sul do País. “Maracanaú está de parabéns, pois é mais uma ferramenta para divulgar o nosso trabalho”, sentenciou Aline. 

PLENÁRIO TEM NOVA DENOMINAÇÃO

Na segunda-feira, dia 5, os vereadores de Maracanaú retornaram às atividades. O destaque ficou por conta da nova denominação do plenário; antes se chamava Tancredo Neves, e agora recebe o nome de Plenário Wilson Camurça, genitor do prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça. A resolução partiu do vereador César Von Paumgartten (PV), e foi aprovado pelos demais parlamentares. Bastante emocionado, o prefeito Firmo Camurça agradeceu a todos.  

domingo, 4 de agosto de 2013

COMUNICADORES EM MARANGUAPE

A Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI promoveu no sábado (03/08) um encontro dos comunicadores da Região Metropolitana. A solenidade aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. Em seguida, todos tiveram a chance de visitar a casa onde nasceu o saudoso humorista Chico Anísio. 

GESTORES ESCOLARES TOMAM POSSE EM MARACANAÚ

A Educação em Maracanaú dá mais um salto de qualidade. Na sexta-feira (02/08) tomaram posse os novos gestores escolares do Município. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com o comparecimento de centenas de professores. Os gestores terão a responsabilidade de liderar o processo educacional nas unidades de ensino em Maracanaú.
A professora Silvana Aragão – diretora da Escola José Dantas – acredita no sucesso dos gestores: “Acreditamos que apoiados pela Secretaria de Educação, é possível realizar um trabalho que produza bons resultados”, afirmou Silvana. Ela reconheceu o trabalho do secretário da Educação, Marcelo Farias e do prefeito Firmo Camurça, além da professora Ivaneide Antunes.

Em seu discurso, Firmo Camurça também elogiou as ações do secretário Marcelo Farias à frente da educação municipal, e falou sobre a importância do evento: “Este momento é um marco de zelo e compromisso com a Educação. O gestor é acima de tudo um líder”, ressaltou Camurça. Ele destacou ainda o apoio que Maracanaú recebe no Congresso Nacional dos deputados federais Raimundo Gomes de Matos, Chico Lopes, e Gorete Pereira.  O prefeito enalteceu o comparecimento dos vereadores à solenidade. O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também prestigiou o acontecimento.