sábado, 16 de fevereiro de 2013

RECORDAR É VIVER


Esta é a Igreja de São José, situada no bairro de São José, em Aracaju. Em 2009 tive a oportunidade de conhecer este templo e assistir uma Missa ao lado da minha mulher Rejane. Foram momentos inesquecíveis. Espero um dia reviver estes bons momentos proporcionados pelo Pai Celestial.


EVANGELHO (LUCAS 4,1-13)


Domingo, 17 de Fevereiro de 2013

1º Domingo da Quaresma
Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito.

2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome.

3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”.

4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo

6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser.

7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo!

10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’

11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.

12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.

13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Roma: ESCOLHA DO NOVO PAPA PODE SER ANTECIPADA


O Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

COMPAREÇA ÀS MISSAS NA PARÓQUIA DO MONDUBIM


Nesta quarta-feira de cinzas a Paróquia do Mondubim realiza missas em várias comunidades:
18:00
SANTA TEREZINHA (Padre Resende)
SANTA ROSA (Padre Júnior)
APOLO XI (Padre Agnaldo)
FLUMINENSE (Padre Moreira)
ESPERANÇA III (Padre Campos)
20:00
MATRIZ (Padre Resende)
NOVO MONDUBIM (Padre Agnaldo)
SÍTIO CÓRREGO (Padre Campos)
CONJ. ESPERANÇA (Padre Moreira)
PRES. VARGAS (Padre Júnior)

OPINIÃO


Claro que respeito a opinião daqueles que gostam do carnaval, porém tenho um pensamento formado a respeito deste assunto. Na minha avaliação trata-se de uma das festas mais improdutivas e sem lógica no nosso País. É triste ver as pessoas se acabando em troca de uma alegria que não existe. Afinal de contas, toda esta euforia do carnaval comemora o que?
Aproveitem este período para rezar, meditar e refletir sobre a vida. Certamente que esta opinião não vai encontrar apoio em muitas pessoas, notadamente a juventude. Em todo caso, é o que penso.  

SANTO DO DIA


Hoje (12/02) o mundo católico comemora o dia de Santa Eulália.
Virgem e mártir, viveu no século III em Barcelona. Educada e muito bem formada pela sua família cristã, desde pequena ela buscou o relacionamento com Deus e a fuga do pecado. Era uma pessoa muito sociável, gostava de brincar com as amigas da mesma idade, mas sempre fugia da vaidade.
Santa Eulália amava Jesus Cristo acima de tudo e O amou em todos os momentos, inclusive na dor. Aconteceu que, por parte do terrível Deocleciano, a perseguição aos cristãos chegou à Espanha. Os pais da santa decidiram viajar para fugir dessa perseguição, mas Eulália foi até o governador a fim de denunciar, com a sua pouca idade, a injustiça que estava sendo cometida contra os cristãos. O governador, diante daquela ousadia, quis que ela apostatasse da fé, ou seja, que adorasse outros deuses para que ficasse livre do sofrimento. No entanto, ela deixou claro que o seu Senhor, o Rei dos reis, o Senhor de todos os dominadores, é Jesus Cristo.
O ódio daquele governador e a maldade contra uma menina, fez com que ela fosse queimada com ferro e fogo, mas, durante tanto sofrimento, o seu testemunho era este: “Agora, vejo em mim as marcas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Para nós, hoje, ela é um exemplo de ousadia. Com pouca idade, com muito amor e uma fé adulta, não renunciou a Jesus em meio ao sofrimento. Ela morreu queimada, mas antes, cheia do fogo de Deus. Por isso, se encontra na glória a interceder por todos nós para que a nossa vida cristã busque, constantemente, a santidade na alegria e na paz, mas também no sofrimento e na perseguição. É momento de reconhecer que a nossa força é o Espírito Santo.
SANTA EULÁLIA ROGAI POR NÓS!

EVANGELHO (MARCOS 7,1-13)


Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

ORAÇÃO DO COMUNICADOR



Pai Celestial!
No belo cenário da comunicação, designaste-me a vocação de comunicar. É uma tarefa árdua, repleta de desafios e que exige técnica, concentração e constante dedicação.
Eu te agradeço por me confiar esse compromisso e ofereço-te todas as alegrias e conquistas. Peço-te, Senhor, inspiração para comunicar de forma clara e segura a fim de colaborar com o desenvolvimento da sociedade.
Faz de mim um mensageiro de paz, do amor e da verdade.
Esteja comigo nas situações difíceis.
Aumenta minha fé e abençoa os meus companheiros de profissão que servem nos diversos setores da comunicação.
Pai Celestial concede-me a graça de comunicar tuas maravilhas hoje, amanhã e sempre.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA (MARCOS 6,53-56)



Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra da sua veste. E todos quan­tos o tocavam ficavam curados.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

PARÓQUIA DO OTÁVIO BONFIM



Esta é a Igreja de Nossa Senhora das Dores, no simpático bairro do Otávio Bonfim. Quando criança eu costumava visitar este templo. Época boa que não volta mais. Na década de 1970 também visitei inúmeras vezes esta paróquia que tinha como um dos líderes o saudoso Frei Lauro. Era um homem bom e que promovia bastante o esporte amador no Otávio Bonfim.

BENTO XVI VAI RENUNCIAR



O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro. Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires.
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo.
O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

MISSA E RETIRO



Estive na noite de sábado (02) na Capela do Loteamento Santa Terezinha. Participei da Santa Missa brilhantemente celebrada pelo pároco de Mondubim, Padre Resende (foto). Após a celebração fui informado do Retiro que será promovido pela nossa Paróquia. O evento acontecerá de 10 a 12 de fevereiro, e terá como local o Colégio Maria Quevedo, no Conjunto Novo Mondubim. Participe!